Sobre a greve dos caminhoneiros.

Sobre a greve dos caminhoneiros

 

  De tempos em tempos o Brasil é obrigado a encarar fantasmas da sua incompetência histórica e política. Além disso, essa greve nos mostra como nós brasileiros somos totalmente despreparados para lidar com situações de adversidade no nosso dia a dia e como muitos trabalhadores de nosso país não têm o mínimo valor, apesar de sua importância para a nação, como os caminhoneiros.

  Desde a sua fundação a Petrobrás é alvo de corrupção e uso político. O verdadeiro motivo de servir ao brasileiro não é respeitado. A corrupção para compra de votos e o desvio de verbas para bancar eleições de políticos da empesa é bastante antiga, e pagamos muito a conta dessa corrupção. Porém, o atual aumento do preço dos combustíveis nos postos de gasolina se dá, em sua maior parte, por uma política desastrosa de nosso atual presidente de deixar os aumentos nas mãos dos empresários apenas, sem nenhum controle, que, preocupados apenas com o lucro, aumentam o preço do combustível absurdamente. Não é aceitável que a gasolina saia da refinaria a 2,03 reais e seja vendida a preços que beiram aos 5 reais o litro no posto. O que piora a situação é ter um presidente com uma aprovação quase nula, enrolado em diversos casos de corrupção e sem nenhuma moral para negociar o fim dessa greve.

  Acredito que essa é uma oportunidade enorme para o brasileiro fazer uma autocrítica, repensar bem as suas ações, principalmente em momentos de dificuldade como essa greve que está gerando desabastecimento de produtos essenciais como alimentos, combustíveis e até medicamentos. Muitas pessoas espalharam notícias falsas pelas redes sociais, seja pela corrente do Whatsapp ou no Facebook, causando uma corrida desesperada atrás desses produtos, aumentando o desespero e fazendo pessoas estocagem quantidades absurdas de comida como se o Brasil estivesse virando a Venezuela.

   O Brasil é um país onde seis pessoas mais ricas detém a mesma riqueza que as cem milhões mais pobres. Toda essa concentração de riquezas causam injustiças extremas que nos levam a situações como essa greve. Segundo o Jornal Nacional do dia 25/05/ 2018, 85% dos caminhoneiros recebem até 3 salários mínimos e muitos trabalham até 12 horas por dia para conseguirem seu sustento, o preço do diesel, também com constante aumento, como nos outros combustíveis, causou essa paralização geral, que por enquanto, conta com o apoio da população em sua maioria.

  É sempre bom lembrar que o Brasil acabou com sua malha ferroviária, praticamente inexistente. Os produtos que chegam até nós vem, em sua esmagadora maioria de caminhões, e essa greve escancarou o quão dependemos dos caminhoneiros e do valor do litro do diesel, pois com o aumento do preço deste, o caminhoneiro também aumenta o valor de seu frete e encarece os produtos que consumimos, da fruta que compramos na feira ao combustível que vai nos tanques dos carros são transportados por caminhões.

  Difícil saber como isso tudo acabará, mas como professor preciso ter fé que podemos sair melhores dessa crise do que entramos. Mas é apenas fé e, por todos os motivos expostos nesse texto, fica difícil ter alguma de que seremos um país mais consciente e justo.

 

Professor Rafael Ozório

História e Filosofia

Colégio Floresta Azul

 

Fontes:

http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/criada-por-getulio-vargas-petrobras-alvo-de-cpis-desde-os-anos-jk-jango-16763221

https://super.abril.com.br/blog/alexandre-versignassi/a-greve-dos-caminhoneiros-e-uma-aula-pratica-de-economia/

https://g1.globo.com/economia/noticia/petrobras-reduz-novamente-preco-da-gasolina-e-diesel-nas-refinarias.ghtml

https://g1.globo.com/economia/noticia/estoquem-comida-abastecam-seus-carros-noticias-falsas-alimentam-panico-em-meio-a-greve-de-caminhoneiros.ghtml

http://www.boatos.org/brasil/fake-news-greve-caminhoneiros.html

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/05/para-passar-bem-pela-crise-resista-a-boatos-e-ao-desperdicio.shtml

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/22/politica/1506096531_079176.html

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,malha-ferroviaria-produtiva-do-brasil-e-a-mesma-do-imperio,1539689

https://youtu.be/s-9fsBviRns