O que é um BOATO?

O que é um BOATO?

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o boato significa “notícia anônima e não confirmada que é divulgada no domínio público”. Pessoas que não conhecem a ética ou que queiram apenas se divertir, acabam cometendo essa abominável atitude, talvez até sem se darem conta de que isso poderá prejudicar alguém potencialmente. Muitos boatos ocorrem diariamente, com as mais diversas intenções envolvidas. Em nossa sociedade, o boato exerce seu papel maléfico nas mais diversas esferas. Em uma empresa, por exemplo, pode causar prejuízos irreparáveis. Além de desmotivar os funcionários, pode baixar a produtividade e até mesmo manchar a imagem da empresa no mercado.

Então, qual seria a solução para evitarmos que os boatos sejam espalhados por aí indiscriminadamente? O ideal seria que as pessoas fossem educadas a não iniciar comentários, principalmente se forem inverídicos. Desafetos são comuns, mas a ética deve estar acima de tudo.

De qualquer maneira, a melhor atitude em caso de boato é tentar  eliminar o efeito causado por ele através da verdade. O esclarecimento dos fatos faz com que as pessoas que difamam as outras se sintam frustradas. Desta forma, espera-se que se desmotivem em  dar continuidade a atitudes que, além de desleais, possam destruir o respeito em que deve-se tratar o nosso semelhante.

Profa. Marisa Terzi