Ler para bebês melhora desempenho na escola

CRIANÇAS QUE TIVERAM CONTATO COM LIVROS DESDE O BERÇO TÊM MAIS ATENÇÃO NOS ESTUDOS
 
Ler para um bebê que ainda não fala pode parecer perda de tempo, mas diversos estudos mostram que a prática pode beneficiar o desempenho escolar. Além de adquirir gosto pela leitura, as crianças que tem contato com livros desde cedo, desde o berço, chegam ao ensino fundamental com vocabulário mais rico e maior capacidade de compreensão e de manter a atenção nos estudos.
Crianças de 3 anos que têm o hábito de leitura em família apresentam, aos 10 anos, desempenho escolar superior ao daquelas que não leem com frequência. O importante é ler com regularidade e tornar uma experiência agradável.
Não se trata de ler um conto de fadas para um bebê com menos de 1 ano. Os primeiros livros devem ter apenas imagens e o tempo de folheá-los deve ser breve.
Os adultos devem utilizar as imagens dos livros para iniciar uma conversa com a criança e não se limitar em ler e/ou virar as páginas. 
A interação com os adultos é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, sendo que o aprendizado se dá pela imitação. A linguagem oral tem um vocabulário restrito; já o livro apresenta vocabulário diverso, ou seja, apresenta regras de linguagem escrita, a mesma que a criança irá encontrar na escola.
 
POR QUE LER?             
Para ter atenção, concentração, curiosidade, criatividade, raciocínio, vocabulário e memória.
 
COMO LER?
Leia exatamente o que está escrito com entonação adequada. Imite os sons. Explore os sentimentos e as emoções. Diga o que você sente e estimule a criança a observar as imagens e, aos poucos, também as palavras. Deixe que ela pegue no livro, vire as páginas do jeito dela, mostrando-a como cuidar do livro.
 
O QUE LER?
Até 12 meses – livros com fotos de bebês, com caras e expressões.
Dos 12 aos 24 meses – livros que descrevem objetos familiares, rotinas do dia e cenas familiares.
Dos 24 aos 36 meses – obras com veículos, animais e natureza.
Dos 3 aos 5 anos – livros com aventuras, contos, fábulas, explicações sobre o funcionamento das coisas e informativos.