10 passos para uma lancheira saudável

A dúvida principal dos pais na volta às aulas, é sempre o que colocar na lancheira.
Hoje em dia, temos muita informação do quanto alguns alimentos industrializados mais presentes nas lancheiras podem ser prejudiciais à saúde, mesmo se esforçando, nem sempre é possível mandar alimentos frescos, pela falta de tempo e praticidade.
Por isso, segue algumas dicas para tornar a lancheira do seu filho mais nutritiva com segurança.
  1. Compre uma lancheira térmica, aquelas que vêm com o gelo retornável, com ela, você aumenta a variedade de alimentos e os mantem conservados por muito mais tempo.
  2. Quanto menos pacotinhos, melhor! Ao invés de comprar o bolo industrializado, por que não fazer um em casa, ou comprar um bolo simples em casas de bolos caseiros. Você irá reduzir a quantidade de gordura trans, saturada e hidrogenada, sódio e açúcar que seu filho consome.
  3. Pesquise bem o suco de caixinha que irá mandar. Hoje a indústria alimentícia, tem cada vez mais opções no mercado de sucos sem açúcar. Leia o rotulo!
  4. Mande a polpa da fruta congelada em cubos de gelo. É simples e funciona muito bem com suco de maracujá, limão, laranja, morango, melancia, melão e goiaba. Bata a fruta no liquidificar com um pouco de agua e coloque em forminhas de gelo. Antes de ir para escola, coloque de 2 a 3 pedrinhas na garrafinha de seu filho e na hora do lanche ele só completa com agua. Ele terá um suco fresco e nutritivo.
  5. Não tenha medo de mandar iogurte para escola. Com alguns cuidados, não trará riscos a saúde. Segundo os fabricantes, o iogurte pode se manter até 2 horas fora da geladeira sem estragar. Mas é importante mandar na lancheira térmica e para ser consumido no primeiro lanche.
  6. Todos gostamos de guloseimas! Combine com seu filho um dia da semana para que a lancheira seja recheada delas! A sexta feira costuma ser a melhor pedida. E somente neste dia, manda salgadinhos de pacote, chocolates, balas, bebidas lácteas açucaradas.
  7. Alimentos energéticos são essenciais, mas escolha as melhores versões. Pão integral, bolo simples caseiro, cookies integrais. Tenha em mente, quanto mais fibra e menos pacote ele precisar abrir, melhor!
  8. Alimentos construtores são essenciais para crescimento e desenvolvimento e devem estar presentes na lancheira diariamente. São eles, leite, queijos, iogurte, proteínas como frango, ovo.
  9. Alimentos reguladores são aqueles que fornecem vitaminas e minerais importantes à saúde. Frutas, legumes e verduras são exemplos. Mande uma fruta picada ou até mesmo inteira para criança dividir com os amigos. Uvas, morangos, mexerica kiwi, melancia e melão são práticos, bom boa durabilidade e bem aceitos pelas crianças. Cenoura e tomatinhos são bem vindos também.
  10. Lembre-se da combinação na hora de montar a lancheira: Alimento energético + construtor + regulador. E sempre convide seu filho na montagem, isso gera maior interesse pelo alimento.

Nutricionista: Renata Saffioti

CRN: 29149
 
Tel.: (11) 4113-2806